/caption]

ERP é uma sigla para a palavra Enterprise Resource Planning que, basicamente significa ” Planejamento dos Recursos da Empresa”. Ou seja é um conjunto de plataformas de informações que integram todos os dados e processos da empresa em um único sistema. Para que esse módulo funcione com precisão, é preciso que aja uma contribuição e comprometimento de toda a equipe, pois o ERP precisa ser alimentado por toda a cadeia do processo. O sistema ERP funcionará mais ou menos assim: O momento que se faz a venda ou a ordem de venda, as informações ja vão em tempo real para o processo de fabricação ou fabricante, e envia essa informação direta para o estoque e consequentemente para logística e finalizando com o prazo de entrega, tudo acompanhado em dentro do sistema, com praticidade e dados orgânicos da empresa.

Principais vantagens do Sistema ERP dentro da empresa

  • Ajuda na melhoria da comunicação interna;
  • Agilizar na execução de processos internos;
  • Evitar erros humanos – com cálculos, tributos e pagamentos errados;                                                                                                                 
  • Auxilia na tomada de decisões;
  • Ajuda a lidar com grandes quantidades de informações;
  • Redução de número de funcionários;
  • Emissão de nota fiscal

Tipos de negócios que o ERP normalmente é aplicado

Normalmente um sistema de ERP é aplicado em empresas de média pra grande porte. Pois normalmente tem que exestir uma comunicação entre TI da empresa, administração e a empresa fornecedora do software ERP. Quando o sistema foi criado, inicialmente ele tinha como função atender empresas industriais para realizar a automação da fabricação de produtos de maneira interligada com todas as áreas do setor. Graças a resultados expressivos vindo do sistema ele acabo sendo modernizado e adaptado para outras segmentos: rede de restaurantes, hospitais, escola, call centers, transportadores, construtoras, hotéis, bancos, consultorias, varejistas, distribuidoras.

Aplicando o sistema ERP

Após a aplicação do sistema na empresa, ele normalmente vai funciona através de 5 etapas:

  1. Cadastra os projetos da empresa: nome do projeto, nome do cliente e data do inicio e fim da conclusão do projeto.
  2. Pessoas: cadastrar todas as pessoas da equipe envolvidas no projeto, nome da pessoa, custo que normalmente o integrante da equipe leva trabalhando no projeto.
  3. Cadastro de categorias: separar ou filtrar em categorias os processos de operação da empresa, descrever o processo que o negócio é feito, cadastrar os tipos de tarefa padrão que normalmente são realizadas nos projetos.
  4. Funcionário lançar ou informar as atividades: quantas horas cada funcionario da equipe trabalhou em cada atividade do projeto
  5. Custo: custo previsto para o projeto, custo realizado no projeto, análise geral da empresa por tipo de projeto.

Após essas informações serem ”fornecidas” ao sistema, o analista ou gestor consegue relatórios precisos e gráficos com a visão geral de suas demandas e atividades de dentro empresa. Sabe exatamente as atividades que devem ser feitas pela equipe, as atividades pendentes e as concluídas, a previsão de entrega das demandas e permite que esse analista ou gestor ganhe mais tempo pois tem um controle prático e centralizado das atividades.

Definindo o fornecedor do ERP

Antes de definir a empresa que irá te fornecer o ERP, procure conhecer e se informar com essas empresas, como o sistema ERP irá ajudar o seu negocio a prosperá e como ele seria importante dentro do mercado que você atua. Na maioria das vezes essas empresas tem dentro do ERP algumas funções individualizadas especeficas para cada segmento de mercado. Mas contudo deve -se lembrar que Sistema Integrado de Gestão Empresarial – ERP, vai te dar um diferencial ou um combustível para melhorar alcance de resultados buscados, porém o sucesso da empresa vai da personalidade e filosofia que ela trabalha, como atende e recebe seus clientes e a forma que atua no mercado.